Do Cast News

Em reportagem publicada pelo Estadão, Bárbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores da América Latina do Spotify alega que a pluralidade de formatos e intimidade com os ouvintes são os principais motivos para essa tendência.


O jornal O Estado de S. Paulo publicou nesta quinta-feira (10) uma reportagem sobre mulheres no podcast. O veículo afirma que podcasts produzidos e apresentados por mulheres dominam a audiência brasileira, e conversou com Bárbara Zamberlan, do Spotify, sobre o fato.


Bárbara Zamberlan é líder de parcerias com criadores da América Latina do Spotify. Ela contou que os principais motivos pelos quais as mulheres podcasters conquistam tantos ouvintes no Brasil são a pluralidade de formatos e temas, e a intimidade criada com o público.


Zamberlan ainda alega que as mulheres estão se aventurando cada vez mais em novos formatos e temas, o que é extremamente positivo. Já no que diz respeito aos ouvintes, as mulheres entenderam as diversas possibilidades de criação de conteúdo que podcasts e videocasts têm a oferecer – o que as aproxima de sua audiência.


Ao analisar os rankings de principais podcasts brasileiros no Spotify e Chartable, é possível ver uma participação feminina considerável. Alguns podcasts como Não Inviabilize, Bom dia Obvious, Modus Operandi, gostosas também choram, O Assunto e É Noia Minha estão entre os mais ouvidos. As versões em áudio de videocasts como PODDELAS e QUEM PODE, POD também estão nas paradas.


O primeiro lugar, inclusive, é dado a uma mulher: o podcast recém lançado da Revista piauí e Trovão Mídia, Alexandre, está em primeiro lugar nos dois rankings. Ele foi produzido e é apresentado pela repórter da Revista piauí Thais Bilenky.


Isso de fato demonstra como as mulheres estão explorando diversos formatos e temas, indo desde entrevistas e conversas sobre assuntos exclusivos ao mundo feminino, até pautas envolvendo política, true crime e notícias.


Mas ainda há espaço a se conquistar


Apesar das mulheres estarem conquistando cada vez mais espaço e público na podosfera, é um fato que ainda há muito caminho pela frente.


É possível comprovar isso analisando os mesmos rankings citados anteriormente, onde é possível notar uma predominância masculina: do top 60 podcasts do Spotify, menos da metade são femininos.


Iniciativas como a campanha #OPodcastÉDelas surgem nesse meio, buscando dar cada vez mais voz às mulheres podcasters.


A campanha #OPodcastÉDelas começou em 2017, criada pela comunicadora Domenica Mendes. A iniciativa tem como missão amplificar e fortalecer as vozes de todas as mulheres que desejam gravar podcasts sobre qualquer assunto, para que elas falem e sejam ouvidas.


A cada ano, mulheres podcasters podem se inscrever na campanha para concorrer a premiações e sorteios. A edição de 2023 já teve suas inscrições encerradas e os sorteios serão realizados dia 15 de agosto.

(Fonte: O Estado de S. Paulo)